domingo, 28 de outubro de 2018



Atendimento ao cliente - Conceitos

Todos nós gostamos de ser bem atendidos, mas muitas vezes isso não acontece. O primeiro passo para uma loja/empresa/instituição ter um bom atendimento, é definir o público alvo que quer alcançar, ou seja, saber quem é seu cliente, para assim, traçar estratégias de bom atendimento e conduta dos funcionários.


Podemos subdividir o cliente em duas categorias:
  • Interno – É a pessoa que te ajuda a fazer com que o produto final/prestação de serviço seja realizado sem nenhum erro; que trabalha no mesmo ambiente; a quem você se dirige e presta serviço dentro do estabelecimento.Ex: os funcionários respondem ao líder, que passa a informação para o chefe do setor.
  • Externo – Quem compra seu produto/serviço; quem te faz ter lucro; fora do estabelecimento.Ex: Padaria vende 6 pães a uma senhora.

Podemos também subdividir o atendimento em duas categorias:
  • Presencial - O cliente está presente fisicamente.
  • À distância - Telemarketing, email, chat online, entre outros meios.

Após essa definição do público alvo e do atendimento, existem 3 tipos de princípios para o bom rendimento desse aspecto na gestão de qualidade, que são respectivamente:
  • Foco no cliente;
  • O produto/serviço deverá atender a uma necessidade real do cliente, algo que ele realmente precise e que vá facilitar sua vida;
  • Manutenção de qualidade.

A atuação com base nesses princípios deve ser orientada por algumas ações, tais como:
  • Identificar as necessidades do cliente;
  • Cuidar da comunicação verbal e escrita
  • Evitar informações conflitantes
  • Cumprir prazos e horarios
  • Atenuar a burocracia
  • Desenvolver produtos e serviços de qualidade
  • Fazer uso da empatia
  • Analisar as reclamações
  • Acatar as boas sugestões

Para essas ações serem concluídas é necessário uma boa comunicação, é por isso que existem os elementos do processo de comunicação:


  • Emissor - Quem passa a mensagem
  • Receptor - Quem recebe a mensagem
  • Mensagem - Informação que está sendo passada, por meio verbal ou não verbal
  • Canal - Meio pela qual a mensagem foi enviada
  • Ruídos - Elementos que podem dificultar a passagem e o entendimento da mensagem

Como em todas as etapas, nesse processo também pode haver barreiras:



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